10 setembro 2010

Ensino Doméstico - Educação Domiciliar - Homeschooling

A maior parte dos pais manda os filhos para a escola sem saber que tem o direito de os educar em casa. Em Portugal, como em vários outros países, o ensino doméstico é legal, definido como "aquele que é leccionado no domicílio do aluno, por um familiar ou por pessoa que com ele habite".

Andei examinando alguns blogs sobre o assunto e vejo o quanto o Brasil está atrasado nesses termos, andei pesquisando e vi que se aqui no Brasil você optar por educar seus filhos em casa acaba sendo processado, como foi o caso da família Nunes.
Como acreditar na Instituição Escola de hoje, diante de tanta violência e descaso do governo. Os meus filhos andam desinteressados e as professoras me culpam nas reuniões, ora algo está errado, se a criança não sente prazer em estudar a escola não está fazendo o seu papel, e se cobram tanto dos pais porque não deixar então que nós os ensinemos. Essa discussão vai perdurar por muitos anos, e no Brasil, a mente arcaica dos dirigentes que aplicam tais leis só caminha para uma direção: o "emburrecimento" de nossos filhos.
Tempo de eleição e parecem urubus em cima das carniças, são opressores, e cadê a democracia??
Somos obrigados a votar em pessoas que mal tem o Ensino Fundamental, e nem conhecem os direitos e deveres, é como dizia o nosso poeta Renato Russo "Que País é este??" e eu acrescento é esse país que vivemos e temos que suportar? Reflitam sobre esse assunto que merece sua atenção.
Há a insatisfação com as escolas, o temor em relação ao seu ambiente, interno e externo. Os pais temem pela integridade física dos filhos. O que é compreensível em ambientes onde existe violência.  Há também as situações em que as crianças e adolescentes são vítimas de bullying. Ir à escola é um sofrimento diário e silencioso. A provisão legal da possibilidade de estudar em casa eliminaria esse sofrimento que atinge milhares de crianças e adolescentes.Uma coisa apenas importa: que as crianças e adolescentes aprendam, que se tornem competentes nos saberes que a vida e a profissão vão exigir delas.

Vejam o vídeo e se emocionem com o relato desse pai que só quer seus filhos bem educados:

09 setembro 2010

Revista Autismo Informação gerando ação

Venho por meio deste blog divulgar o mais esperado lançamento, entre aqueles que buscam informação, com responsabilidade.Parabéns ao futuro sucesso, que cada um possa contribuir para essa ser a maior tirada de todos os tempos.Nossos filhos, alunos, etc mereciam esse carinho.PARABÉNS!!! Eu já reservei a minha, faça o mesmo.

Segue o link do formulário:
https://spreadsheets.google.com/viewform?formkey=dF9BOXozaEZvNFliTkl3X1FWWFZCYVE6MQ

Para crianças com autismo, iPad é verdadeiramente mágico e revolucionário

Destacado na página de notícias da Apple, um artigo da SF Weekly prendeu minha atenção do começo ao fim: ele fala da história de Leo Rosa, um garotinho com autismo, cuja família ganhou um iPad numa rifa da escola. Apesar de já terem experimentado o iPod touch, os Rosa não imaginavam que a tablet da Apple fosse muito mais que uma versão maior do PMP.
“Depois de Leo passar cinco minutos com seu iPad”, conta Shannon Rosa, mãe de Leo, “percebi que quaisquer opiniões de que [o iPad] não passava de um iPod touch maior e mais frágil eram idióticas”. Com mais espaço para Leo interagir facilmente, dado que o garoto não tem coordenação motora fina bem desenvolvida, a tablet ofereceu justamente o que faltava no iPod para tornar-se um brinquedo atraente e fácil de usar.
Parece pouco, mas para a família Rosa chega a ser quase um milagre (a ponto de Shannon dizer que pode chegar a “erguer um pequeno altar para Steve Jobs no canto da sala”) e muitos educadores vêm notando claros progressos entre crianças expostas ao iPad. Por enquanto os relatos são positivos, mas ainda não há estudos científicos comprovando a eficácia do gadget e sempre há a chance de Leo deixar a tablet de lado, depois de um tempo.