01 maio 2008

Pais de Crianças Especiais


O livro, editado por Donald J. Meyer e lançado no Brasil pela editora M. Books, reúne depoimentos de pais, homens que foram convidados a falar sobre a experiência de ter filhos especiais e como isso mudou suas vidas. Este título é o primeiro escrito por pais para pais, mães, amigos e profissionais da área. “Jessica me ensinou o que é o amor verdadeiro. Poetas e padres, jovens amantes e idealistas profanam o conhecimento deste conceito, há anos.

No silêncio de Jéssica, aprendi a verdadeira essência do amor: dar tudo e não esperar nada em troca.” Pais de Crianças Especiais é uma corajosa coleção de textos de pais que foram convidados a falar sobre a experiência de ter um filho especial e quanto isso mudou a vida deles. Dezenove pais olharam com introspecção e honestidade para este assunto profundamente emotivo, e ofereceram uma perspectiva raramente ouvida sobre a criação de filhos com necessidades especiais.

Pais de Crianças Especiais, o primeiro livro escrito para pais por pais, também será de grande ajuda para as mães, a família, os amigos, prestadores de serviços, que vão apreciar este raro debate, e talvez aprendam com o que esses pais têm a dizer. “Esta poderosa coleção de textos revela a visão e o comportamento de pais de crianças especiais de uma maneira totalmente nova. As histórias são comoventes e ricas em sabedoria, contadas graciosamente. Pais de Crianças Especiais é uma adição bem vinda à literatura, mas o mais importante é que se trata de um livro honesto e corajoso”.

Gilberto Gaui, duas vezes vencedor do Prêmio Pulitzer “Pais de Crianças Especiais é uma analogia multiforme da emoção humana", uma obra-prima poética, escrita pelo lado mais fraco do casal: os pais.

Ao ler este livro, senti-me em uma montanha-russa, passando por uma série de descobertas e de obras de arte que eu, de fato, não seria capaz de pôr em palavras...Não há nada – absolutamente nada – que se compare a Pais de Crianças Especiais”.

H. Rutherford Turnbull, III Co-Diretor do Beach Center on Families and Diisability

II Ano Bate-Papo dos Amigos de AUTISTAS

Nossa intenção é DIVULGAR.

Compartilhar informações com pais, parentes, amigos, educadores e profissionais.
Ajudando a sociedade a CONHECER e ENTENDER
o portador do transtorno
Convidamos VOCÊ para no nosso Bate-Papo.
Todos podem somar.

Algum dos temas abordados:

# O QUE É AUTISMO? O QUE É TID ?
# SA - Síndrome de Asperger
# INCLUSÃO SOCIAL E ESCOLAR
# SAÚDE - ALIMENTAÇÃO
# EDUCAÇÃO
# TEACH – ABA – PECS

Apresenta algumas características:

Usa as pessoas como ferramenta?
Dificuldade para estabelecer relacionamento
com colegas?
Indiferente e Arredio?
Preferência por atividades solitárias?
Age como se fosse surdo?


Responsáveis:Wanya Leite - Mãe 8600-5253
wanyaleite@yahoo.com.br
Renata Araújo - Pedagoga 8781-9573
renataaraujoro@gmail.com


Dias e respectivos horários:

MAIO 3 Todo Primeiro
JUNHO 7 sábado de
JULHO 5 Cada Mês
AGOSTO 2 De: 9:00 hs
SETEMBBRO 6 Às 11:00 hs


Local: Colégio Recanto do Fazer
COOEDUCAR: Rua Afrânio Peixoto nº99
Centro - Nova Iguaçu

Nossa história:

Conhecemo-nos através dos vários grupos de discussão na Internet, do quais fazemos parte, onde há uma fonte inesgotável de materiais didáticos, manuais, inclusive do CORDE e do MEC, entrevista com profissionais, vídeos, etc.
Criamos o BATE-PAPO, para que todo esse material
chegue até você.
Não temos a intenção de conceituar nossos encontros
como curso ou algo do gênero.
Pedimos a colaboração de R$5,00 para ajudar nas despesas com os materiais que são distribuídos e para viabilizar um
Projeto de Biblioteca Comunitária, entre outros.

Escolas: enviem seus profissionais!!!

EM BREVE TEREMOS VÁRIAS PALESTRAS
REALIZADAS POR PROFISSIONAIS
AGUARDEM!!!

WORKSHOP SOBRE INCLUSÃO

Trabalhar o construto inclusão hoje é participar da história. Estamos definitivamente mudando de rumo, escolhendo como educadores uma Pedagogia centrada no indivíduo, que compreende as diferenças e se orgulha de poder conviver com elas.

A inclusão, em sua essência, é a promoção do homem, é abertura para que a possamos construir uma escola para todos. Muito ainda temos a fazer, mas sem dúvida, já definimos o caminho e vamos continuar a caminhar.

Programa:
-Panorama histórico da educação especial
-Princípios fundamentais da inclusão escolar no século XXI
-Aspectos legais da inclusão
-...e a escola especial, onde fica?
-Estratégias psicopedagógicas e modelos de intervenção para o professor

Focalizadora: Profa. Maria Elisa Granchi Fonseca
CH: 8 horas
Data: 07 de junho de 2008
Horário: das 8h30 as 18h00
Local: Hotel OTHON - São José dos Campos/SP
Endereço:Rua Lupércio Antonio dos Santos 31

- Investimento
50,00 inscrição individual
40,00 grupo de 5 a 9 participantes
35,00 grupo com 10 participantes ou mais

Realização: NAPE - Núcleo de Arte e Educação

Informações no site www.napesjcampos.com.br


Maria Elisa Fonseca

Autismo no canal GNT


Foi dia 29/04 que a GNT apresentou um programa muito bom sobre autismo.No site da Globo vídeos pode-se ver as entrevistas.Parabéns a GNT por esta iniciativa que venha mais programas como este pois a mídia tem o poder de alcançar e informar.


O programa contou com Monica Accioly (fonoaudióloga), o advogado Nicolau Olivieri pai de um menino autista, a pediatra Georgia Regina tb mãe de uma menina autista e Dalva Tabachi mãe do Ricardo 27 autista.



Parabéns mais uma vez a apresentadora Lorena Calabria e seu assistente Fred Lessa.



28 abril 2008

Um livro escrito por alguém especial

André Vilaça sofre do Síndrome de Asperger, mas isso não o impede de fazer aquilo de que mais gosta: escrever.

Marlene Cerqueira


O primeiro livro escrito em português por uma pessoa com perturbações do espectro autista foi apresentado na sexta-feira à noite, no Centro Cívico de Palmeira.A obra, intitulada ‘Contos Soltos’ é da autoria de André Vilaça, utente da APPDA-Norte — Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, instituição que tem um núcleo a funcionar em Braga, na antiga escola do Assento, em Palmeira.


Herculano Castro, o técnico que acompanha André Vilaça na APPDA-Norte, referiu que os contos que integram esta obra editada pela instituição foram escolhidos entre um repertório imenso, pois o autor escreve desde os seis anos de idade. “Na instituição desde 2004, logo percebemos a capacidade e o gosto do André pela escrita”, frisou o técnico. A escolha dos contos teve como fio condutor seleccionar histórias que tinham personagens que povoam a vida do André.


Muitos outros textos ficaram de fora, mas está já prometido um segundo livro. A APPDA-Norte já demonstrou disponibilidade para o editar também, como referiu ao ‘Correio do Minho’ Eduardo Ribeiro, director da instituição.Herculano Castro recordou que o livro foi lançado a 3 de Dezembro, no Dia da Pessoa Portadora de Deficiência e “a receptividade tem sido muito boa, tanto por parte dos leitores como da crítica”.Em perspectiva está a possibilidade do André se deslocar a Inglaterra para apresentar a obra num congresso sobre autismo, promovido por pessoas autistas.


De realçar que a apresentação da obra em Braga esteve integrada nas I Jornadas Culturais de Palmeira.No Núcleo de Braga da APPDA-Norte está já disponível alguma terapia, nomeadamente terapia de intervenção precoce destina a crianças com problemas de autismo detectados na primeira idade. Terapia ocupacional, terapia da fala e avaliação são outros apoios que os autistas e familiares podem encontrar. O objectivo é criar no Núcleo um Centro de Actividades ocupacionais.