19 março 2008

Tony Attwood - Conferência 11 abril 2008 - Lisboa/Portugal

CONFERÊNCIA 11 DE ABRIL DE 2008
2008-04-11


Tony Attwood licenciou-se em Psicologia Clínica pela Universidade de Londres, no ano de 1975, tendo-se especializado em Perturbações do Espectro do Autismo. Atualmente, concilia o seu trabalho entre o consultório privado e as aulas como Professor Adjunto na Universidade de Griffith, em Queensland.


O seu livro "Síndrome de Asperger - Um Guia para Pais e Profissionais", vendeu mais de 300 mil cópias e foi traduzido em vinte línguas. Trabalhou com mais de 2000 pessoas com Síndrome de Asperger, de todas as idades. Por todo o mundo, dinamiza workshops e coordena cursos de treino para pais, profissionais e pessoas com Síndrome de Asperger e é autor de vários trabalhos científicos e livros sobre o tema.



O seu novo livro "Guia Completo para a Síndrome de Asperger", foi publicado em Outubro de 2006.(saiba mais em http://www.tonyattwood.com.au/)
Temas:Cognitive Abilities: A Different Way of Thinking and Learning Profile- Descrição do Perfil Cognitivo associado à Síndrome de Asperger, com ênfase nas competências intelectuais e nas fragilidades ligadas à atenção, funções executivas e coerência central.- Descrição de estratégias para melhorar os níveis de atenção, organização e performance académica.Making Friends; Strategies to Improve Social Understanding and Friendship Skills- Descrição dos quatro estágios do desenvolvimento das relações de amizade.- Descrição de estratégias para desenvolver as competências relacionais e a integração social em crianças dos 3 anos até à idade adulta (as actividades podem ser desenvolvidas na sala de aula, no recreio ou em casa).



Inscrições:Profissionais até 20 de Março -

60 eurosa partir de 21 de Março -

80 eurosEstudantes até 20 de Março -

30 eurosa partir de 21 de Março-50 euros



As inscrições devem ser enviadas para:
Fundação RenascerR. Infante D. Pedro, 12 A1700-243 Lisboa

juntamente com cheque ou vale postal

As incrições de estudantes só serão aceites
perante a apresentação de comprovativo de frequência académica.

Secretariado:Diana Gautier:
diana.gautier@fundacaorenascer.pt
Tels: 91 993 73 88/ 21 781 60 90

http://www.fundacaorenascer.pt/noticias_detail.php?aID=164

18 março 2008

Cineasta tem planos de filmar filme sobre autismo

NORMAL- Adultos com autismo têm sido retratado no filme como autistas savants, como em "Rain Man". Uma característica cineasta pretende diversificar os retratos, com a ajuda das pessoas em Normal."Minha primeira reação foi 'Não'", disse Murphy quando Streeter ofereceu-lhe a parte. “Mas eu decidi que seria um crescente experiência para mim para compreender as pessoas com autismo que estão em algum lugar no espectro. Eu decidi isso é importante e eu Porque seu script foi explorar a questão de saber o que é normal, ele escolheu normal para o local.

Quando ele visitou primeiro, viu que ele estava procurando: O apoio às pessoas com autismo, um inverno frio, que fixa, um pequeno uptown com aparência clássica Americana e uma casa móvel parque, onde grande parte da história terá lugar.Jacquie Mace do Autismo Sociedade de McLean County introduziu-lhe que Murphy. Embora Murphy está funcionando bem agora, que é possível depois de vários empregos, aconselhamento, bem como o apoio da família e dos amigos.Murphy ainda lutas com alguns interação social, não gosta leve toque, e tem problemas com alta arrojados ruídos e mantendo emoções sob controle.

Mas, longe do que a mulher há vários anos que não falo de trabalho.A história é sobre Eddie, a 70-year-old mulher que está prestes a casar pela primeira vez, quando Dora, de um parente estranged, é colocada fora de sua casa. Através das suas interacções, Eddie descobre que a sua própria personalidade obsessivo é um sintoma do autismo e da história desdobra, Streeter disse.Dora é um personagem fictício baseado em uma variedade de pessoas, mas Streeter incluídos aspectos da ET's experiências de vários anos atrás na criação Dora.Murphy disse seu autismo tenha causado a ela para ter obsessões, mas ela tem que sob controle."Pessoalmente, não vejo a diferença entre uma pessoa com autismo, que está obcecado com a lista telefónica e de 45 anos de idade, o homem que está obcecado com a Green Bay Embaladoras", disse Murphy com um riso.Mas Murphy admite que retrata alguém com autismo grave será emocional."Não vai ser o povo em conjunto para fornecer-me com o apoio.

I’m not a trained actor.” Eu não sou formado ator ".Murphy vai ser capaz de desligar autismo características, tais como dedo lançando balanço e, quando as câmeras são desligadas?"Estou esperançoso", disse ela.FYI AtenciosamenteAlém de pré-produção e casting para o seu próximo filme, "Normal Folk", diretor Graham Streeter está filmando uma série de entrevistas com estilo documentário-Marty Murphy, uma mulher normal com autismo quem ele espera elenco do filme, e alguns Dos seus amigos e familiares, para o seu documento de viagem retrata um personagem com autismo grave. - será lançado no site www.normalfolk.com.SOURCES: Graham Streeter, Marty Murphy Fontes: Graham Streeter, Marty Murphy

Fonte: universo autista

16 março 2008

Reportagem na Época de Daniel Jansen, o primeiro autista brasileiro a defender sua tese numa universidade.

Como a amizade com uma cadela labrador ajudou Daniel Jansen, o primeiro autista brasileiro a defender sua tese numa universidade

Um cão-guia até o mestrado

A AMIZADE ENTRE DANIEL E LUANA era uma dessas hipóteses difíceis de se concretizarem. Ele, um rapaz autista, avesso a qualquer contato físico, re­pelia todas as investidas dela, um filhote de cão labrador cheio de lambidas para dar. Mas esse encontro rendeu frutos. No fim de fevereiro, Daniel Ribeiro Jansen Ferreira, de i2 anos, defendeu sua dissertação de mestrado no Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Convenceu a banca e foi aprovado. Os especialistas que acompanham au- tistas não tem notícia de outro brasileiro que tenha ido tão longe nos estudos. Dificuldades de planejamento e convivência costumam emperrar a evolução escolar ides. Poucos concluem a faculdade. Daniel foi alem. Luana teve grande res­ponsabilidade nisso. Conheceram-se há :três anos, quando ela era recém-nascida. Daniel, que sempre evitou abraços e beijos humanos, recebeu um tratamento de cho­que: lambidas, afagos e fidelidade da cadela brincalhona.

Algumas habilidades são muito mais desenvolvidas que outras. Daniel aprendeu a ler sozi­nho aos 4 anos folheando um fascículo sobre anatomia humana. Por outro lado, seu desempenho em interação social é baixo. o contato olho no olho e o en­tendimento das reações das pessoas são prejudicados. "Um simples 'oi' pode ser interpretado como uma paquera': diz o psiquiatra Cesar de Moraes, diretor-clíni­co da Associação para o Desenvolvimen­to dos Autistas em Campinas. o trabalho da entidade foi fundamental para que Daniel pudesse cumprir as exi­gências do mestrado.


A íntegra da reportagem no site da Época para quem é assinante pode ser vista em
Só para assinantes:
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EGD332-5855,00.html